O ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, reafirmou o apoio do Brasil à China unificada, reforçando o princípio de “uma Só China”, nesta sexta-feira, após o resultado das eleições na região de Taiwan. Vieira relembrou o posicionamento já adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a viagem de Estado ao país asiático, em abril de 2023.
“Recordamos o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China, conforme registrado na declaração conjunta adotada pelos presidentes Lula e Xi Jinping na visita presidencial à China”, disse o ministro, em comunicado. A viagem de Lula marcou o relançamento de uma parceria estratégica global iniciada pelos dois países em 2012, segundo Vieira.
O posicionamento brasileiro ainda foi realizado, após o encontro com o ministro das relações exteriores chinês, Wang Yi, no Palácio Itamaraty, em Brasília, O encontro marca o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, celebrado oficialmente em 15 de agosto.
Durante a visita, os dois ministros assinaram um acordo para aumentar a validade de visto de permanência entre os dois países, conversaram sobre questões econômico-comerciais, de segurança em Gaza e na Ucrânia, da mudança do clima e da facilitação do trânsito de pessoas.
Sem Comentários ainda!