A cooperação entre Brasil e China em satélites de recursos terrestres completou 30 anos e um evento de comemoração foi organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) na última sexta-feira (31). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, foi palco de várias atividades que celebraram as conquistas da cooperação por meio de vídeos e fotos, por exemplo.
O primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia firmado entre os dois países, há 30 anos, teve como resultado o Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, da sigla em inglês). Atualmente especialistas da AEB, INPE, Administração Nacional Espacial da China (CNSA) e CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) estão discutindo avanços no programa, que irá lançar seu sexto satélite em 2019 e deverá desenvolver um satélite “radar”.
Em entrevista à Agencia Brasil, o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento científico, afirmando que “todo esforço que se faz para ampliar conhecimento em áreas estratégicas como a espacial é válido”. Por sua vez, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, ressaltou o caráter “exemplar” do modelo de colaboração estabelecido pelos países: “O desenvolvimento conjunto de inovação tecnológica traz benefícios mútuos”.
Sem Comentários ainda!