A BMW e a gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba anunciaram uma nova fase de parceria estratégica na China, com foco na integração de inteligência artificial (IA) baseada em modelos de linguagem grande (LLMs) aos veículos da próxima geração da montadora alemã.
A colaboração inclui o desenvolvimento de um mecanismo de IA alimentado pelo Qwen, LLM proprietário da Alibaba, que dará vida ao Assistente Pessoal Inteligente da BMW. A estreia ocorrerá nos modelos Neue Klasse, com lançamento previsto para 2026 na China.
A iniciativa faz parte da estratégia de IA de 360 graus da BMW no país, que prioriza a cocriação com líderes tecnológicos locais. Segundo Sean Green, CEO do BMW Group na China, a parceria com a Alibaba é um exemplo de crescimento conjunto com foco em inovação e benefício mútuo.
A BMW já possui sua maior rede de centros de P&D fora da Alemanha na China, enquanto a Alibaba vê a colaboração como um avanço na aplicação de IA generativa na manufatura avançada. As empresas trabalham juntas desde 2015 em áreas como nuvem, logística e manufatura inteligente.
Sem Comentários ainda!