Xi e Putin trocam felicitações por 70 anos de relações diplomáticas

Ambos os líderes ressaltaram o avanço e a importância das relações bilaterais e da cooperação entre China e Rússia

 

O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladmir Putin, trocaram mensagens de parabéns na última quarta-feira (2) pelo 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Em sua mensagem, Xi disse que o relacionamento entre a China e a Rússia alcançou o mais alto nível de relações entre os grandes países em termos de confiança mútua, coordenação e valor estratégico, e deu importantes contribuições à paz, estabilidade e desenvolvimento mundiais. Ele disse que, ao olhar para os últimos 70 anos, o relacionamento entre os dois países seguiu um caminho de desenvolvimento extraordinário, sendo exemplo em termos de boa vizinhança, amizade, benefício mútuo e cooperação ganha-ganha.

Xi disse que, especialmente nos últimos anos, os dois países reforçaram constantemente a confiança estratégica mútua, deram forte apoio um ao outro e realizaram estreita comunicação em assuntos internacionais e regionais, e que a cooperação bilateral em diversas áreas alcançou um nível de desenvolvimento sem precedentes. O chinês recordou a sua visita à Rússia em junho, quando ele e Putin anunciaram a elevação das relações bilaterais para uma ampla parceria estratégica para a coordenação da nova era.

O presidente da China ressaltou que valoriza muito o desenvolvimento das relações China-Rússia e que deseja guiar firmemente ambos os países em direção a novas conquistas, fazendo maiores contribuições para a paz e o desenvolvimento mundial. Xi desejou ainda que o relacionamento entre a China e a Rússia seja crescente e que a sua amizade seja eterna.

Putin, por sua vez, enfatizou que o seu país foi o primeiro do mundo a reconhecer a República Popular da China e a estabelecer imediatamente o relacionamento de cooperação mais próximo com ela, tendo, segundo ele, passado com sucesso no teste de tempo. Segundo ele, ambos os lados realizaram ativamente a cooperação frutífera em diversas áreas nos últimos anos.

Ele acrescentou que os diálogos políticos em vários níveis entre os dois países têm sido constantemente reforçados e ampliados, e que sua coordenação em estruturas multilaterais, como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Xangai e o BRICS, foi fortalecida para promover em conjunto soluções para questões internacionais e regionais importantes.

O russo ainda expressou a sua convicção de que a Rússia e a China fortalecerão constantemente as suas relações e a sua cooperação em diversos âmbitos para gerar mais benefícios aos seus povos e fazer contribuições à segurança e estabilidade no continente eurasiano e no mundo.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.