Xi destaca proteção da saúde do povo e construção da educação pública básica de qualidade

O presidente também desejou os melhores votos às mulheres de todos os grupos étnicos e círculos sociais

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou neste sábado a importância de dar “prioridade estratégica” à proteção da saúde do povo e construir um sistema de serviço de educação pública básica de alta qualidade e equilibrado.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao participar de uma reunião do grupo conjunto com os assessores políticos nacionais dos setores de educação, medicina e saúde.

A reunião foi realizada no marco da quarta sessão do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o principal órgão consultivo político do país.

Xi pediu foco na abordagem das principais doenças e problemas que afetam a saúde do povo.

A rede de proteção da saúde pública do país deve ser fortalecida e esforços devem ser feitos para promover o desenvolvimento de alta qualidade dos hospitais públicos, assinalou Xi, pedindo um cuidado médico integral para todas as faixas etárias da população.

Ao indicar que a China atingiu êxitos difíceis no ano passado, Xi elogiou os trabalhadores do setor da saúde por “construir uma muralha de aço” contra a COVID-19 em um momento crítico.

A luta contra a COVID-19 uma vez mais provou que a prevenção é a estratégia de saúde mais econômica e efetiva, disse Xi, pedindo a reforma e a melhoria do sistema de prevenção e controle de doenças.

Ele pediu esforços para fortalecer as capacidades de monitoramento inicial e de advertência precoce, testes rápidos, resposta de emergência e tratamento integral.

Ao sublinhar o papel de “força principal” dos hospitais públicos na luta contra a COVID-19, Xi pediu o fortalecimento da construção de instituições médicas e de saúde públicas.

A infraestrutura de saúde nos níveis de base deve ser melhorada e as políticas de apoio para médicos rurais devem ser implementadas em um esforço para fortalecer a capacidade de base na prevenção e tratamento de doenças, assinalou Xi, pedindo esforços para aprofundar a reforma do sistema médico e dos serviços sanitários.

Xi também pediu a preservação e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa e progressos em tecnologias essenciais em áreas-chave, assim como mais proteção, cuidado e apoio para os trabalhadores médicos.

Sobre a educação, Xi disse que a China deve fazer esforços para construir um sistema de serviço de educação pública básica de qualidade e equilibrado.

Ele sublinhou a orientação socialista na gestão das escolas, a natureza não lucrativa da educação e o desenvolvimento de um ensino satisfatório para o povo.

A educação é essencial para o país e o Partido, sublinhou Xi.

Para construir um sistema educativo de alta qualidade, a reforma do sistema de avaliação deve estar na frente, para impulsionar as reformas em outros aspectos da educação, disse Xi.

Também pediu esforços para capacitar mais talentos que possam contribuir ao desenvolvimento de alta qualidade do país e à independência de alto nível.

Os professores são o pilar central da educação, e o fortalecimento da ética profissional dos educadores deve ser nossa máxima prioridade, disse Xi.

Elogiou os trabalhadores da educação por suas contribuições à luta contra a epidemia, exigindo um maior apoio aos professores nas áreas rurais.

Antes do Dia Internacional da Mulher, que cai em 8 de março, Xi expressou felicitações e os melhores votos às mulheres de todos os grupos étnicos e de todos os círculos sociais do país. Elogiou as contribuições feitas pelas mulheres chinesas à causa do socialismo com características chinesas na nova era.

Os esforços conjuntos de toda a nação chinesa, incluindo os das mulheres chinesas, são necessários para cumprir os objetivos de desenvolvimento do Partido e do Estado, mencionou Xi.

Os comitês do Partido e os governos de todos os níveis devem entender plenamente o grande significado da causa das mulheres e proteger os direitos e interesses das mulheres de acordo com a lei, indicou Xi.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.