Hong Kong é o 4º centro financeiro do mundo

O território chinês subiu uma posição no Índice de Centros Financeiros Globais

Hong Kong ocupa o quarto lugar na 29ª edição do Índice de Centros Financeiros Globais (GFCI 29), publicado nesta quarta-feira pelo Z/Yen Group e o Instituto de Desenvolvimento da China. Em relação à edição de setembro do ano passado, a região subiu uma posição.

Segundo um porta-voz do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, “com a evolução da situação da pandemia de COVID-19, juntamente com outras incertezas no ambiente global, os mercados financeiros globais tornaram-se mais voláteis ao longo do ano passado. No entanto, o sistema financeiro de Hong Kong tem operado sem problemas.”

Ele disse que o território é o principal local de listagem escolhido para empresas em todo o mundo. “Temos sido o segundo maior local de listagem de empresas de biotecnologia, o maior centro de negócios offshore de Renminbi (RMB) do mundo e o segundo maior centro de capital privado na Ásia”, afirmou.

O porta-voz também lembrou que a Assembleia Popular Nacional (APN) acaba de aprovar o 14º Plano Quinquenal, no qual são reconhecidas as funções de Hong Kong no desenvolvimento do país. 

O projeto envolve apoiar Hong Kong para melhorar seu papel como centro financeiro internacional, consolidar a função da região como um centro de negócios offshore de Renminbi global e um centro internacional de gestão de ativos e riscos e aprofundar e ampliar o acesso mútuo entre os mercados financeiros de Hong Kong e a parte continental.

“Aproveitando as vantagens únicas sob o princípio de ‘um país, dois sistemas’, continuaremos a reforçar o nosso papel como porta de entrada entre a parte continental e os mercados internacionais, utilizaremos as vastas oportunidades fornecidas pela Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e Iniciativa do Cinturão e Rota e contribuiremos para a ‘dupla circulação’ de nosso país”, acrescentou.

O Relatório GFCI é divulgado em março e setembro de cada ano desde 2007. Na 29ª edição, 114 centros financeiros foram avaliados. Hong Kong ficou em quarto lugar com uma classificação geral de 741.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.