China lança plano de cinco anos para serviços de assistência ao idoso

Iniciativa tem o objetivo de mobilizar a sociedade para responder ao envelhecimento populacional

Crédito: Xinhua/Tao Liang

O Conselho de Estado da China lançou um plano para o desenvolvimento do sistema de serviços de assistência ao idoso durante o período do 14º Plano Quinquenal, que ocorre entre 2021 e 2025, em seu mais recente esforço para implementar uma estratégia nacional para enfrentar o envelhecimento populacional.

No plano, as principais metas e tarefas são especificadas para o período de cinco anos, incluindo a ampliação da oferta dos serviços do tipo, a melhoria do mecanismo de apoio à saúde para os idosos e o avanço do desenvolvimento inovador e integrado dos modelos de serviço.

O documento ainda lista nove indicadores importantes, como o número de leitos de atenção ao idoso e a proporção de leitos de enfermagem nas instituições de cuidado, para mobilizar a sociedade como um todo para responder ativamente ao envelhecimento populacional.

As tarefas detalhadas incluem fortalecer a rede de segurança para serviços a idosos, ampliar a cobertura dos serviços inclusivos, desenvolver a economia de prata e salvaguardar os interesses legítimos da população envelhecida.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.