Xi’an recebe jovens da China e da América Latina em fórum de cooperação e intercâmbio cultural

Com destaque para o Brasil, evento promoveu diálogo entre novas gerações e visitas a marcos históricos como os guerreiros de terracota

A cidade de Xi’an, no noroeste da China, sediou no dia 18 de julho o Fórum para o Desenvolvimento da Juventude China-América Latina e Caribe (ALC), reunindo mais de 50 jovens líderes de nove países latino-americanos, além de representantes chineses e de organizações ibero-americanas. O tema do encontro foi “Reunir a força da juventude para o desenvolvimento e a revitalização conjuntos”.

Durante o fórum e nas atividades do acampamento “Ponte para o Futuro”, os jovens exploraram oportunidades de cooperação entre as novas gerações e participaram de imersões culturais, incluindo visitas ao Museu de História de Shaanxi e ao mausoléu de Qin Shihuang, onde se encantaram com os famosos guerreiros de terracota.

A secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude do Brasil, Jesse Dayane Silva Santos, defendeu o papel ativo dos jovens nos debates globais e destacou a importância do fortalecimento das relações entre Brasil e China. Já Douglas Ferreira, de São Paulo, comparou o jade e a cerâmica chinesa com as tradições brasileiras, ressaltando o valor universal da busca pela prosperidade.

Para os participantes, a aproximação entre China e ALC é essencial para o avanço conjunto do Sul Global, e os laços entre as juventudes dos dois lados são um caminho estratégico para consolidar uma comunidade de futuro compartilhado.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.