Xi pede que China e EUA encontrem caminho certo para conviver

Presidente chinês se encontrou com Joe Biden na Califórnia

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu que a China e os Estados Unidos encontrem a maneira correta de se relacionarem bem, nesta quarta-feira.

É um fato objetivo que a China e os Estados Unidos são diferentes em história, cultura, sistema social e caminho de desenvolvimento, disse Xi em suas observações iniciais durante uma cúpula com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Filoli Estate, uma casa de campo a cerca de 40 km ao sul de São Francisco, Califórnia.

“No entanto, desde que se respeitem mutuamente, coexistam em paz e busquem a cooperação ganha-ganha, eles serão plenamente capazes de superar as diferenças e encontrar o caminho certo para que os dois principais países se relacionarem bem”, disse Xi, expressando sua firme convicção em um futuro promissor da relação bilateral.

Observando que um ano se passou desde a última reunião deles, em Bali, na Indonésia, e que muita coisa aconteceu desde então, Xi disse que o mundo saiu da pandemia da COVID-19, mas ainda está sob seus tremendos impactos.

Por sua vez, Biden disse que valoriza sua conversa com Xi porque acha que é fundamental que os dois líderes se entendam claramente, acrescentando que eles precisam garantir que a concorrência não se transforme em conflito e precisam administrar a concorrência com responsabilidade.

Os desafios globais críticos que os dois países enfrentam, desde as mudanças climáticas até o combate ao narcotráfico e a inteligência artificial, exigem esforços conjuntos de ambos os lados, disse Biden.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.