O presidente chinês, Xi Jinping, participou de uma videoconferência com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na segunda-feira, em que disse que é particularmente importante que os dois países aproveitem melhor o papel estabilizador, construtivo e orientador de seu relacionamento.
Xi observou as atuais mudanças complicadas no cenário internacional e o aumento significativo das dificuldades e desafios para a segurança e o desenvolvimento globais e destacou a necessidade urgente de trazer mais estabilidade e certeza a uma era de transformação.
Scholz ressaltou o ótimo desenvolvimento das relações Alemanha-China nos últimos anos e pediu que os dois lados levem adiante a boa tradição e mantenham o bom ritmo das relações bilaterais. A Alemanha trabalhará com a China na celebração do 50º aniversário dos laços diplomáticos, manterá comunicação e intercâmbio estreitos em todos os níveis, garantirá o sucesso da próxima rodada de consultas intergovernamentais, dialogará sobre a manutenção de cadeias de suprimentos globais estáveis, coordenação de políticas macroeconômicas e outros assuntos importantes.
Os dois líderes também tiveram uma troca de opiniões profunda sobre a situação na Ucrânia. Xi destacou que a China sempre está do lado da paz e tira suas conclusões de forma independente com base nos méritos de cada assunto. O país vem trabalhando à sua maneira para promover a paz e acalmar as tensões.
Xi disse que o lado europeu precisa mostrar responsabilidade histórica e sabedoria política, ter em mente a estabilidade de longo prazo da Europa e promover uma solução de maneira responsável. A segurança da Europa deve ser mantida nas mãos dos próprios europeus, ressaltou.
Que falta faz Angela Merkel.
No mundo ocidental em sua grande maioria, as plataformas digitais abriram espaço para ascensão de medíocres seres do esgoto.