O presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou nesta quarta-feira (8) em Moscou para uma visita de Estado e para participar das celebrações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial — chamada na Rússia de Grande Guerra Patriótica. Em declaração escrita ao chegar ao país, Xi afirmou que China e Rússia “encontraram o caminho certo de interação entre grandes vizinhos”.
Segundo Xi, os dois países cultivam uma relação de amizade permanente, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica. Para o líder chinês, essa parceria “madura e resiliente” não apenas traz benefícios diretos para seus povos, como também contribui para a estabilidade global.
O presidente destacou ainda a importância de manter o sistema internacional baseado nas Nações Unidas e no direito internacional, além de se opor ao hegemonismo e à política de poder. Ele afirmou que China e Rússia estão comprometidas com o verdadeiro multilateralismo e com a construção de uma governança global mais justa.
Durante a visita, Xi se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir relações bilaterais, cooperação prática e questões internacionais e regionais de interesse comum. Ele também participará do tradicional desfile do Dia da Vitória em Moscou, que acontece em 9 de maio.
O avião de Xi foi escoltado por caças da Força Aérea Russa ao entrar no espaço aéreo do país. No aeroporto de Vnukovo, foi recebido com honras pela vice-primeira-ministra Tatyana Golikova e outras autoridades.
A visita reforça a parceria estratégica entre China e Rússia em meio a um cenário global marcado por tensões e mudanças geopolíticas.
Sem Comentários ainda!