O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta com o presidente russo, Vladimir Putin, que está em Pequim para o terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
Xi disse que Putin participou do Fórum três vezes consecutivas, demonstrando o apoio da Rússia à Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR). Elogiando a Rússia como uma parceira importante, o presidente afirmou que a operação de principais projetos de infraestrutura, como o gasoduto de gás natural da rota leste China-Rússia, trouxe benefícios tangíveis para os povos dos dois países.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia e outros países membros da União Econômica Eurasiática (EAEU) para promover o alinhamento da ICR, de modo a fomentar uma cooperação regional mais profunda e de nível mais alto, disse Xi. Não se trata de um interesse próprio, mas de uma política de longo prazo para desenvolver as relações com amizade permanente de boa vizinhança, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica, complementou ele.
A histórica ampliação do número de membros do BRICS mostra a confiança dos países em desenvolvimento na promoção da multipolaridade no mundo e de uma maior democracia nas relações internacionais, disse Xi.
Por sua vez, Putin disse que a ICR alcançou grande sucesso e se tornou um importante bem internacional amplamente reconhecido pelo mundo, expressando a confiança dele em maiores conquistas dessa grande causa. A evolução da situação internacional confirma plenamente o julgamento estratégico do presidente Xi sobre mudanças profundas nunca vistas em um século, disse ele.
A Rússia está disposta a aproveitar a oportunidade da comemoração do 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, no próximo ano, para promover ainda mais o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China, acrescentou Putin.
Sem Comentários ainda!