Xi e presidente do Congo reforçam parceria em reunião ministerial China-África

Líderes celebram 25 anos do FOCAC e defendem aprofundamento da cooperação em áreas como modernização, comércio e tecnologia

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, enviaram cartas de felicitações à Reunião Ministerial de Coordenadores sobre a Implementação das Ações de Acompanhamento do FOCAC, realizada nesta quarta-feira em Changsha, na China. O encontro marca os 25 anos do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), criado para fortalecer os laços entre o país asiático e o continente africano.

Xi destacou que o FOCAC se tornou um modelo de solidariedade no Sul Global e que as iniciativas pactuadas durante a última cúpula, em Beijing, já mostram resultados positivos. Segundo ele, China e África chegaram a um consenso para lançar, em 2026, o Ano das Trocas Interpessoais China-África, além de negociar um novo acordo econômico para garantir tarifa zero a 100% dos produtos de 53 países africanos.

O presidente chinês também enfatizou a disposição de aprofundar a cooperação em áreas estratégicas como indústria verde, inteligência artificial, segurança, comércio eletrônico e ciência. Para Xi, a construção de uma comunidade China-África com futuro compartilhado deve servir de impulso para a paz e o desenvolvimento global.

Sassou Nguesso, por sua vez, disse que a parceria estratégica entre África e China avançou significativamente desde a última cúpula e reiterou o compromisso do Congo com a promoção de uma globalização mais inclusiva. Como copresidente do FOCAC, ele afirmou que o país trabalhará para ampliar a cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota e fortalecer a multipolaridade nas relações internacionais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.