Xi diz que China está pronta para contribuir mais para paz e desenvolvimento no Oriente Médio

Presidente chinês conversou com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro saudita, Mohammed bin Salman Al Saud

A China está pronta para trabalhar com a Arábia Saudita para fazer todos os esforços para construir uma comunidade sino-árabe com um futuro compartilhado na nova era e contribuir mais para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento no Oriente Médio, disse o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira.

Xi fez as declarações durante suas conversas por telefone com o primeiro-ministro saudita, Mohammed bin Salman Al Saud. Pedindo ao príncipe herdeiro que transmita seus melhores votos e cumprimentos do Ramadã ao rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, Xi disse que as relações China-Arábia Saudita estão atualmente no melhor nível de todos os tempos.

Observando que ele fez uma visita de Estado bem-sucedida à Arábia Saudita ao final do ano passado, Xi apontou que a primeira Cúpula China-Estados Árabes e a Cúpula China-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) também foram realizadas com sucesso, o que impulsionou as relações China-Arábia Saudita, promoveu as relações da China com o CCG e os Estados árabes e impactou positivamente a situação no Oriente Médio.

O lado chinês também está pronto para expandir a cooperação prática e os intercâmbios interpessoais com a Arábia Saudita e para procurar um maior desenvolvimento da parceria estratégica abrangente, disse Xi.

Espera-se que a Arábia Saudita e o Irã mantenham o espírito de boa vizinhança e continuem a melhorar suas relações com base nos resultados de suas conversações em Pequim, disse o presidente chinês, acrescentando que a China está pronta para continuar a apoiar o processo posterior das conversações saudita-iranianas.

Por sua vez, o príncipe herdeiro saudita transmitiu as saudações do rei Salman a Xi e expressou de novo suas calorosas felicitações pela reeleição de Xi como presidente chinês. O lado saudita aprecia sinceramente a China por seu forte apoio à Arábia Saudita e ao Irã na melhora de suas relações, o que demonstrou plenamente o papel da China como um grande país responsável, disse o príncipe herdeiro saudita.

A China está cada vez mais desempenhando um papel importante e construtivo nos assuntos regionais e internacionais, o que é altamente apreciado pelo lado saudita, disse ele, acrescentando que a China é uma parceira importante da Arábia Saudita.

O lado saudita atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a China e está disposto a trabalhar com a China para abrir novas perspectivas de cooperação entre os dois países, acrescentou.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.