Xi destaca papel das pessoas nas relações China-EUA

Presidente ressaltou que países não devem se ver como concorrentes primários

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou o papel das pessoas nas relações China-EUA em um jantar de boas-vindas oferecido por organizações amigáveis nos Estados Unidos, nesta semana.

“A base das relações entre China e EUA foi estabelecida por nossos povos”, expressou Xi, enfatizando que “a porta das relações entre China e EUA foi aberta por nossos povos”, “as histórias das relações entre China e EUA são escritas por nossos povos” e “o futuro das relações entre China e EUA será criado por nossos povos”.

“Devemos construir mais pontes e pavimentar mais estradas para as interações entre as pessoas. Não devemos erguer barreiras nem criar um efeito inibidor”, explicou ele. Xi disse estar convencido de que a porta das relações entre a China e os EUA não pode ser fechada novamente depois de aberta e a causa da amizade bilateral não pode ser desviada na metade do caminho depois de iniciada.

Ao mesmo tempo, o presidente enfatizou que os Estados Unidos não devem ver a China como seu concorrente primário. “Tenho sempre uma pergunta na cabeça: Como conduzir o gigantesco navio das relações entre os dois países evitando rochas e bancos de areia ocultos, e navegar através de tempestades e ondas sem se desorientar, perder velocidade ou até ter uma colisão?”, disse ele.

“Nesse respeito, a pergunta número um para nós é: somos adversários ou parceiros? Esta é a questão fundamental e abrangente”, disse Xi. “A lógica é bem simples. Se alguém vê o outro lado como um concorrente primário, um desafio geopolítico de grande importância e uma ameaça iminente, isso só pode levar a formulação de uma política mal informada, ações equivocadas e resultados indesejados.”

A China está disposta a ser parceira e amiga dos Estados Unidos, assinalou o presidente chinês. “Os princípios fundamentais que seguimos ao lidar com as relações entre a China e os EUA são o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação de benefício mútuo”, explicou Xi.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.