Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Myanmar, Min Aung Hlaing, trocaram mensagens de congratulação no domingo para marcar os 75 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Ambos destacaram a “amizade fraternal” construída ao longo das décadas, com base nos Princípios da Coexistência Pacífica e no Espírito de Bandung.
Xi lembrou o encontro com Min Aung Hlaing em maio, na Rússia, quando os dois líderes firmaram consenso sobre a construção de uma comunidade China-Myanmar com futuro compartilhado. O presidente chinês reiterou o interesse em acelerar a cooperação de alta qualidade da Iniciativa do Cinturão e Rota, bem como implementar iniciativas globais da China nas áreas de desenvolvimento, segurança e civilização.
Min Aung Hlaing, por sua vez, agradeceu o apoio chinês após o terremoto que atingiu Myanmar no início do ano, e classificou como “frutífera” a reunião com Xi em Moscou. Segundo ele, o país busca ampliar a parceria estratégica com a China para alcançar estabilidade, reconciliação nacional e crescimento econômico.
Também no domingo, o premiê chinês Li Qiang trocou mensagens com Min Aung Hlaing, reforçando o desejo de aprofundar a cooperação prática entre os dois países e injetar novo dinamismo no desenvolvimento conjunto.
Sem Comentários ainda!