Universidade Tsinghua conquista ouro inédito na RoboCup com robô Booster T1

Equipe venceu categoria AdultSize em campeonato realizado no Brasil, marcando domínio chinês inédito na competição de robótica

A Universidade Tsinghua, uma das mais prestigiadas da China, conquistou pela primeira vez o título da categoria AdultSize da RoboCup Humanoid League, principal divisão do torneio internacional de robótica. A vitória ocorreu com o robô Booster T1, desenvolvido no país, durante a edição de 2025 do campeonato, sediado no Brasil.

A RoboCup, fundada em 1997, é considerada uma das competições mais importantes do mundo na área de robótica. Este ano, mais de 20 equipes de 12 países participaram do evento, incluindo representantes da China, Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e França.

O Booster T1, da Tsinghua, superou adversários de peso, como a Universidade do Texas, e enfrentou na final outra equipe chinesa: a Universidade Agrícola da China. Com isso, a China garantiu tanto o ouro quanto a prata, feito inédito na categoria.

Segundo representantes da Booster Robotics, os robôs da competição exigem não só estrutura física resistente e ágil, mas também avançadas capacidades de percepção em tempo real, tomada de decisão, controle de movimento e coordenação em equipe. O desempenho chinês foi visto por analistas como mais uma prova do avanço do país em inovação e aplicação de tecnologias robóticas.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.