China e América Latina vêm consolidando laços por meio do turismo, com avanços consistentes nos últimos anos. A ITB China 2025, uma das principais feiras internacionais do setor, será realizada em Shanghai entre os dias 27 e 29 de maio com área 30% maior que a edição anterior. Mais de 700 expositores de 85 países e regiões já confirmaram presença.
Um dos destaques será a participação recorde de países latino-americanos, com crescimento de 99% na presença em relação ao ano passado. Colômbia e Cidade do México participam pela primeira vez, enquanto Peru, Brasil, Buenos Aires e Bahamas retornam com expectativas altas, demonstrando o interesse mútuo e a confiança no potencial do turismo chinês.
Apesar da distância e dos custos, países como Cuba, México e Brasil continuam atraindo os chineses com seu apelo cultural e belezas naturais. Para Zhou Weihong, da agência Spring Tour, a ampliação da política de isenção de vistos e a retomada gradual dos voos internacionais estão impulsionando o turismo receptivo e emissivo com qualidade crescente.
Dados da Academia de Turismo da China indicam que, após a retomada dos voos e a entrada em vigor da isenção de visto para chineses, Cuba recebeu 27 mil visitantes da China em 2024, alta de 48,6%. Em 2025, até 25 de março, o número já passava de 6,5 mil, crescendo 21% em relação ao ano anterior. Esses resultados reforçam o papel do turismo como ponte para o entendimento e a cooperação entre as duas regiões.
Sem Comentários ainda!