A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou nesta terça-feira imagens da Terra e da Lua capturadas pela sonda Tianwen-2, atualmente em órbita e a mais de 12 milhões de quilômetros do planeta. As fotos foram feitas quando a sonda estava a cerca de 590 mil km da Terra, demonstrando o bom funcionamento do sensor de navegação de campo de visão estreito.
Imagem divulgada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês) mostra uma vista da Lua capturada pela sonda Tianwen-2 em 30 de maio de 2025 e pós-processada por pesquisadores científicos. (CNSA/Divulgação via Xinhua)
As imagens, processadas por cientistas após o envio dos dados à Terra, reforçam a estabilidade da missão, que foi lançada em 29 de maio como parte do ambicioso plano chinês de retorno de amostras de asteroides. A Tianwen-2 deve operar por uma década, com metas como coletar amostras do asteroide próximo 2016HO3 e explorar o cometa 311P, localizado no cinturão principal, além de Marte.
A missão busca avançar no conhecimento sobre a origem e evolução dos asteroides e do sistema solar, consolidando o protagonismo da China na nova era da exploração espacial profunda.
Sem Comentários ainda!