O Sítio de Mengxihe, no sudoeste da China, foi anunciado como uma das seis descobertas arqueológicas mais importantes de 2023 no país, de acordo com o Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sichuan.
O local, que possui entre 50 e 70 mil anos, preservou uma série de materiais orgânicos, incluindo fósseis de animais, ébano e sementes de plantas. Uma inundação no verão de 2019 desenterrou elementos que estavam no subsolo, além de algumas ferramentas de pedra, disse Zheng Zhexuan, um arqueólogo do instituto.
Sob a orientação da Administração Estatal do Patrimônio Cultural da China, o Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sichuan e o Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências realizaram uma escavação arqueológica de resgate no local por cerca de dois anos, inicialmente expondo a aparência do local e encontraram 11 sítios inter-relacionados ao longo do Rio Mengxi, formando o grupo de sítios de Mengxihe.
A análise preliminar mostra que o sítio foi formado por humanos que viviam perto da água, e a camada está distribuída abaixo do nível atual do Rio Mengxi, que é um ambiente de sepultamento saturado de água especial e pode reter muitos materiais orgânicos.
Sem Comentários ainda!