Reunião China-Índia termina com dez resoluções, e premiê Modi celebra

Chanceler chinês, Wang Yi, foi ao país vizinho para uma série de tratativas

O encontro entre o chanceler chinês, Wang Yi, e seu homólogo indiano, Subrahmanyan Jaishankar, nesta semana, rendeu bons frutos. Nesta terça-feira (19) foi divulgada uma lista com os dez resultados principais.

A começar, as partes acordaram retomar os voos diretos entre a China continental e a Índia o mais breve possível, além de facilitar a emissão de vistos. Também concordaram em facilitar os fluxos de comércio e investimento entre as nações por meio de medidas concretas.

Disseram, ainda, que vão manter a paz e a tranquilidade nas áreas de fronteira por meio de consultas amigáveis e que o multilateralismo é uma prioridade.

No X, o premiê indiano, Narendra Modi, publicou fotos com o chanceler Wang Yi e disse, na legenda, que “as relações Índia-China têm progredido de forma constante, pautadas pelo respeito aos interesses e sensibilidades de cada um”.

Em breve Modi irá a Tianjin, na China, para encontro da Organização de Cooperação de Xangai. “Laços estáveis, previsíveis e construtivos entre os países contribuirão significativamente para a paz e a prosperidade regionais e globais”, escreveu. As relações entre os países estavam estremecidas desde 2020.

 

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.