A Administração Nacional do Patrimônio Cultural (NCHA, na sigla em inglês) anunciou que um antigo vaso ritual de bronze, que havia sido perdido no exterior após ser roubado há 40 anos, finalmente retornou ao seu lar.
Desenterrado em 1978 em um sítio arqueológico datado do final da Dinastia Zhou Ocidental (1046-771 a.C.) na cidade de Baoji, no noroeste da China, o vaso de bronze, chamado “Feng Xingshu Gui”, foi classificado como relíquia cultural de primeira categoria do estado. No entanto, ele foi roubado em novembro de 1984, e desde então está em curso um esforço contínuo de busca e recuperação.
Em janeiro de 2023, foi iniciado um procedimento de repatriação pela NCHA após a informação de que o bronze estava em Nova York, nos Estados Unidos. O então detentor da relíquia, Raymond King, e sua mãe concordaram em devolver incondicionalmente o artefato ao governo chinês após conhecerem a história por trás dele, disse a administração.
A NCHA comprometeu-se a fazer esforços adicionais para proteger, estudar, divulgar e exibir relíquias culturais relevantes no futuro.
Sem Comentários ainda!