Relações entre China e Ásia Central contribuem para paz e estabilidade regionais, diz Xi

Presidente chinês se reuniu com imprensa após término da cúpula dos países

Com esforços conjuntos, as relações entre a China e a Ásia Central injetarão uma forte energia positiva à paz e à estabilidade regionais, disse o presidente chinês Xi Jinping, na sexta-feira, ao se reunir com a imprensa após a conclusão bem-sucedida da Cúpula China-Ásia Central.

Xi, juntamente com o presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, o presidente quirguiz, Sadyr Japarov, o presidente tajique, Emomali Rahmon, o presidente turcomano, Serdar Berdimuhamedov, e o presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, reuniu-se com a imprensa. Os seis países assinaram em conjunto a Declaração de Xi’an da Cúpula China-Ásia Central, adotaram uma lista de resultados da referida cúpula e traçaram um plano para o desenvolvimento futuro das relações China-Ásia Central, disse Xi.

Ele observou que os seis países estão determinados a trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios e promover uma comunidade China-Ásia Central mais próxima com um futuro compartilhado. A China e os países da Ásia Central apoiarão firmemente um ao outro em assuntos relativos a seus respectivos interesses centrais, como soberania, independência, segurança e integridade territorial, assinalou Xi.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.