O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, na última semana, que Moscou e Pequim compartilham uma ampla gama de áreas de cooperação e que seu país está comprometido em fortalecer os laços com a China em todos os níveis. A declaração foi feita durante um encontro com chefes de agências de notícias internacionais no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Segundo Putin, o comércio bilateral atingiu US$ 240 bilhões em 2024, e novos projetos de investimento estão em andamento. Ele destacou que a cooperação financeira se tornou uma prioridade nas relações, com foco em garantir fluxos de capital estáveis e impulsionar avanços no comércio.
O líder russo também apontou o potencial conjunto em setores como alta tecnologia, aeroespacial e fabricação de aeronaves. Putin elogiou os avanços da China em inteligência artificial, dizendo que o país atingiu “dez vezes mais eficiência com um décimo do custo”.
No campo cultural, Putin ressaltou o crescente interesse pela língua chinesa na Rússia. Hoje, cerca de 25 mil jovens russos estão matriculados em instituições chinesas de ensino. Ele ainda compartilhou que sua filha começou a estudar chinês nos anos 2000 e que sua neta fala fluentemente com uma professora de Pequim.
Sem Comentários ainda!