Mais de 10 mil pessoas já foram contempladas com cirurgia de catarata gratuita realizada por oftalmologistas chineses em um projeto de erradicação da cegueira causada pela doença, com apoio da Fundação GX da China. A iniciativa já acontece em cinco países da Ásia e da África, incluindo Camboja, Laos, Djibuti, Mauritânia e Senegal.
No Camboja, o projeto foi lançado em setembro de 2022, com o objetivo de recuperar a visão de cerca de 10 mil pacientes na Província de Prey Veng até setembro de 2025. Uma cirurgia de catarata em um olho em hospitais ou clínicas do país custa entre US$ 300 e US$ 500, valor que dificilmente pode ser pago por moradores pobres e rurais.
De acordo com a Fundação GX, uma equipe de oftalmologistas chineses, juntamente com dois centros móveis de tratamento e um ônibus de 35 lugares foram disponibilizados para oferecer cirurgias no local. O oftalmologista So Sopanhavatei, diretor do Hospital Provincial de Referência de Prey Veng, disse que o projeto trouxe grande benefício para a população. “Até o momento, mais de 3 mil pacientes foram submetidos a cirurgias no âmbito desse projeto no hospital”, disse ela à Xinhua.
A oftalmologista Lu Huawen, líder da equipe médica chinesa do Wuzhou Gongren Hospital, disse que a visão de mais de 98% dos pacientes melhorou muito após a cirurgia. Em alguns casos, não é possível perceber uma melhora significativa do procedimento devido a outras complicações oculares. “Nossa ajuda tem um impacto imediato e positivo na vida e no trabalho futuro dos pacientes”, acrescentou ela.
Sem Comentários ainda!