O Xuelong 2 (ou Dragão da Neve 2), primeiro gebra-gelo polar construído pela China, foi entregue em Xangai na última semana, segundo o Ministério dos Recursos Naturais. Sua viagem inaugural, que acontecerá ainda este ano, terá a Antártida como destino e será realizada ao lado do Xuelong, único quebra-gelo chinês em serviço. Essa será a 36ª missão de pesquisa da China à região.
O ministério afirmou que a entrega da embarcação impulsionou as capacidades de pesquisa e expedição polar da China. O navio foi construído pelo Jiangnan Shipyard Group e coprojetado pela State Shipbuilding Corporation da China e a Aker Arctic Technology, da Finlândia. Ele tem 122,5 m de comprimento e 22,3 m de largura, além de deslocamento de 13.996 ton e capacidade de navegação de 20 mil milhas náuticas.
O Xuelong 2 é capaz de fazer curvas rapidamente e é capaz de quebrar o gelo em duas direções com sua proa e popa. Hu Keyi, diretor técnico do Jiangnan Shipyard Group, disse que ele também pode velejar em expedições de 60 dias para todas regiões do globo. “O Xuelong 2 se tornará uma plataforma importante para o levantamento ambiental oceânico e a pesquisa científica nas regiões polares”, disse Qin Weijia, diretor responsável pela pesquisa polar da Administração Estatal dos Assuntos Marítimos.
Sem Comentários ainda!