Uma equipe internacional liderada por pesquisadores chineses avançou um novo passo no estudo do transplante de órgãos de animais para seres humanos. Segundo artigo recém-publicado na Nature Biomedical Engineering, cientistas da China e Estados Unidos usaram a tecnologia de edição de genes para produzir porcos cujos órgãos são mais compatíveis com o sistema imunológico humano.
“Globalmente, há uma grande lacuna entre o número de pessoas que precisam de transplantes e o de órgãos disponíveis”, explicou Yang Luhan, um dos autores da pesquisa. O uso de órgãos de animais seria uma opção para lidar com o problema.
Um dos grandes desafios enfrentados pelos cientistas é o fato de que a maioria dos mamíferos, incluindo porcos, contém fragmentos latentes e repetitivos de retrovírus em seus genomas, que são inofensivos para seus hospedeiros nativos, mas podem causar doenças em outras espécies.
Yang disse que agora está testando o funcionamento e a segurança dos órgãos em estudos pré-clínicos com primatas. “Resta saber se os órgãos de suínos transplantados podem ou não funcionar plenamente como os órgãos humanos originais na manutenção da secreção de hormônios e equilíbrio metabólico”, pontuou o pesquisador chinês.
Sem Comentários ainda!