A plataforma Enping 15-1, da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), iniciou oficialmente a operação de perfuração de um poço de injeção de dióxido de carbono (CO2) offshore.
De acordo com a CNOOC, a plataforma, equipada com o primeiro dispositivo de armazenamento de CO2 offshore da China, injetará e selará o CO2 gerado durante a exploração de petróleo e gás no fundo do mar em escala. O dispositivo tem peso de módulo de cerca de 750 toneladas e seu equipamento principal inclui um compressor montado em estrutura metálica chamada skid, peneiras moleculares e resfriadores.
Localizada na Bacia da Foz do Rio das Pérolas, no Mar do Sul da China, a plataforma Enping 15-1, a maior de produção de petróleo offshore da Ásia, foi colocada em operação em dezembro do ano passado.
O campo petrolífero Enping 15-1 tem um alto teor de CO2 no Mar do Sul da China. A CNOOC decidiu armazenar CO2 em uma estrutura geológica de “cúpula” a cerca de 3 km da plataforma depois de realizar pesquisas sobre as principais tecnologias de reservatórios geológicos, perfuração e conclusão e integração de engenharia adequada para armazenamento offshore de CO2.
Sem Comentários ainda!