Livros do presidente chinês, Xi Jinping, foram temas de discussões em eventos na Argentina e no Chile na última semana. Os eventos foram organizados pelo Centro das Américas do Grupo de Comunicações Internacionais da China (CICG), em conjunto com as embaixadas da China nos respectivos países.
Em Buenos Aires, especialistas se reuniram para debater a obra “Xi Jinping: A governança e administração da China”, publicada em espanhol há 10 anos. Yu Tao, vice-presidente do CICG, afirmou que o livro explica ao mundo o que é a modernização chinesa e ajuda a compreender a longa e rica civilização do país. Além disso, a obra apresenta de forma sistemática o caminho prático do Partido Comunista da China para conduzir o povo na modernização do país, oferecendo uma leitura autorizada para que a comunidade internacional compreenda a China e sua modernização.
O debate ainda contou com a participação de Wang Wei (embaixador da China na Argentina), Gustavo Sabino Vaca Narvaja (diretor do Programa de Cooperação e Vinculação China-Argentina da Universidade Nacional de Lanús), Diego Guelar (antigo embaixador da Argentina na China), Patricio Conejero Ortiz (secretário de Relações Internacionais da Universidade de Buenos Aires), Mercedes Sola (diretora da Cátedra Internacional de Estudos sobre China), Juan Manuel Pampín (presidente da Câmara Argentina do Livro) e Hu Kaimin (diretor da editora Edições em Línguas Estrangeiras).
Já na capital Santiago do Chile, houve um seminário sobre o livro “Xi Jinping: Iniciativa do Cinturão e Rota”, que também contou com a participação de Yu Tao. Durante o evento, o vice-presidente do CICG comentou: “China e Chile têm trabalhado juntos de forma eficaz na construção de infraestrutura, como portos, metrôs e estradas, bem como no desenvolvimento de centros de ciência e tecnologia”.
O livro é uma coleção de 42 artigos do presidente Xi sobre a cooperação do Cinturão e Rota, datados entre setembro de 2013 e julho de 2018, abordando questões desde como e por que a iniciativa foi introduzida até seus princípios e objetivos. A editora Edições em Línguas Estrangeiras publicou suas edições em inglês, francês, russo, árabe, espanhol, português, alemão e japonês para audiências internacionais.
O seminário ainda contou com nomes como Ma Zhen (conselheiro político da Embaixada da China no Chile), Fernando Reyes Matta (ex-embaixador do Chile na China) e Ricardo Gamboa Valenzuela (subdiretor do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile).
Sem Comentários ainda!