Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 chegaram a um encerramento triunfante no domingo, após 16 dias de notáveis performances atléticas e momentos emocionantes que simbolizaram unidade e amizade.
O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimônia de encerramento no Estádio Nacional, onde o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, descreveu os Jogos como “verdadeiramente excepcionais” antes de declarar o encerramento.
Outros líderes chineses Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan também estavam presentes na cerimônia.
“O espírito olímpico só podia brilhar de forma tão brilhante, porque o povo chinês preparou o palco de uma maneira tão excelente e segura”, disse Bach. “As Vilas Olímpicas foram excelentes. Os locai, magníficos. A organização, extraordinária… Esta experiência inesquecível só foi possível por causa de nossos graciosos anfitriões.”
Pequim se tornou a primeira cidade a sediar tanto os Jogos Olímpicos de Verão quanto os de Inverno. A capital ainda viveu o primeiro evento multiesportivo internacional a ser realizado como programado desde o início da pandemia da Covid-19.
Com mais de 10 mil atletas, jornalistas e oficiais de todo o mundo tendo chegado a Pequim, os organizadores enfrentaram o desafio assustador de realizar Jogos seguros, empregando um sistema de circuito fechado que entrou em operação no final de janeiro.
Tipificado por testes diários de ácido nucleico e ônibus de transporte designados conectando diferentes instalações, os resultados de Covid-19 no circuito fechado caíram de um pico de 26 casos em 2 de fevereiro para zero em 13 de fevereiro e apenas um novo caso positivo foi relatado desde 16 de fevereiro.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Depois de permanecer acesa por 16 dias, a chama olímpica para as Olimpíadas de Inverno de Pequim foi gradualmente se apagando ao som de um coro de crianças.
Sem Comentários ainda!