O boom da inteligência artificial (IA) está impulsionando uma nova etapa de crescimento na economia digital da China, à medida que avanços tecnológicos e políticas de incentivo aceleram sua integração nas indústrias e na vida cotidiana.
A China responde por 60% das patentes globais de IA, reflexo do rápido avanço do setor e da expansão de grandes modelos nacionais, como o DeepSeek. O país tem visto um aumento expressivo no número de empresas e no uso de IA em diferentes áreas, consolidando sua posição como líder global em inovação tecnológica.
Com recursos de dados abundantes e um sistema industrial completo, a economia digital chinesa mantém ritmo acelerado. Em 2024, o número de empresas de dados ultrapassou 400 mil, e o setor atingiu 5,86 trilhões de yuans (cerca de US$ 826 bilhões), 117% a mais que em 2020.
De fazendas automatizadas a linhas de produção inteligentes e serviços públicos otimizados por algoritmos, as aplicações da IA têm aumentado a produtividade e modernizado indústrias tradicionais, tornando-as mais eficientes e sustentáveis.
Para consolidar essa transformação, o governo lançou neste ano a iniciativa “AI Plus”, que visa fortalecer a infraestrutura digital e acelerar a integração da IA em todos os domínios econômicos e sociais, pavimentando o caminho para uma sociedade inteligente e interconectada.

Sem Comentários ainda!