O recém-empossado governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirma atribuir grande importância ao desenvolvimento das relações com a China e espera aprofundar ainda mais a cooperação entre os dois lados.
Freitas fez essa declaração durante seu encontro, nesta quarta-feira, com a cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, para promover um diálogo sobre as perspectivas futuras de cooperação entre a China e o estado de São Paulo. Segundo o site do governo de São Paulo, em 2022, o comércio entre ambas as partes chegou a US$ 29,1 bilhões, sendo o estado líder no Brasil nas importações provenientes da China.
De acordo com Chen, ao longo dos anos, os dois lados continuaram a tradição de aprofundar a amizade entre povos, com resultados frutíferos em cooperação prática, relações interpessoais e intercâmbios culturais.
“A Sinovac e o Instituto Butantan de São Paulo cooperaram no desenvolvimento da nova vacina para a Covid-19, e a cidade paulista de Serrana lançou com sucesso o Projeto ‘S’ de vacinação. O Consulado Geral está disposto a aprofundar ainda mais a amizade e expandir a cooperação com o novo governo do estado para construir conjuntamente uma comunidade China-São Paulo de futuro compartilhado”, salientou a cônsul geral.
Já o governador Tarcísio de Freitas disse que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a China e espera aprofundar ainda mais a cooperação entre os dois lados em energia limpa, tecnologia, transporte, logística, infraestrutura, desenvolvimento sustentável e outras áreas. “Mais empresas financiadas pela China são bem-vindas para investir em São Paulo, e políticas preferenciais mais competitivas serão estudadas. Estamos dispostos a aprender com a experiência bem-sucedida da China em educação, encorajar os jovens a aprender chinês e explorar mais possibilidades de cooperação como no campo da segurança pública”, disse Freitas.
Segundo informado pelo governo de São Paulo, Freitas ainda informou que em breve haverá uma missão oficial à BYD, empresa responsável pela fabricação dos veículos movidos a energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes, que atenderão a linha 17 do Metrô de São Paulo (linha Ouro). “O mundo passa por um momento de transição energética e a cooperação com a China também inclui essa temática.”
No campo comercial, o secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz apresentou um panorama da nova secretaria que será responsável por formular políticas destinadas à promoção do comércio e atração de investimentos. Conforme a cônsul Geral Chen Peijie, as ações da secretaria vão contribuir muito para a expansão da cooperação, já que muitas empresas chinesas almejam entrar no mercado brasileiro.
Sem Comentários ainda!