Festival de Cinema de Shanghai celebra 130 anos da sétima arte com mais de 400 filmes

Evento vai até 22 de junho e destaca diálogo entre produções chinesas e internacionais, com júri presidido por Giuseppe Tornatore

Começou no sábado o 27º Festival Internacional de Cinema de Shanghai (SIFF), um dos mais prestigiados da Ásia. A edição deste ano marca dois marcos históricos: os 130 anos do cinema mundial e os 120 anos do cinema chinês. Mais de 400 filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos até 22 de junho em salas da cidade.

Ao todo, 49 obras foram selecionadas para concorrer ao Prêmio Golden Goblet, principal reconhecimento do festival. A mostra competitiva inclui 12 produções da Ásia, Europa e América Latina, avaliadas por um júri presidido pelo cineasta italiano Giuseppe Tornatore, conhecido por obras como “Cinema Paradiso”.

Entre os destaques da programação estão a Semana do Cinema do Cinturão e Rota, a Semana do Cinema de Ficção Científica e a nova seção “Ressonância: Um Breve Encontro entre o Cinema Chinês e o Cinema Mundial”, que busca promover o intercâmbio criativo entre cineastas locais e estrangeiros.

Criado em 1993, o SIFF reflete o esforço da metrópole chinesa para se consolidar como um polo cultural global. O evento ganha força em meio à crescente influência do mercado cinematográfico chinês no cenário internacional.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.