Uma exposição da restauração digital das Grutas de Tianlongshan de Taiyuan foi aberta no sábado no Centro Cultural da China no Cairo, atraindo mais de 70 especialistas e acadêmicos no campo da arqueologia e museus da China e do Egito no primeiro dia.
Como uma das grutas mais famosas da China, os espaços são notáveis pelas estátuas de Buda localizadas em seu interior. A construção começou por volta da Dinastia Wei Oriental (534-550 d.C.) e continuou até a Dinastia Tang (618-907d.C.). O local apresenta 25 cavernas e mais de 500 estátuas de Buda, refletindo as sofisticadas habilidades de escultura e a arte da época.
“A chegada dessas exposições requintadas ao Egito representa uma oportunidade valiosa para que os egípcios tenham uma compreensão profunda da cultura chinesa e também tenham um ideia da geografia, da história e da cultura das Grutas de Tianlongshan”, disse Maissara A. Hussein, vice-diretor do Museu Nacional da Civilização Egípcia. “A tecnologia avançada da China de restauração e proteção de locais históricos merece ser promovida para o mundo.”.
Wei Tao, secretário do Comitê Municipal de Taiyuan do PCCh, disse que a turnê internacional de exposições usou muitas tecnologias modernas, como imagens holográficas e realidade aumentada, para reimaginar digitalmente estátuas e oferecer uma exibição abrangente da esplêndida arte das grutas de Tianlongshan.
Sem Comentários ainda!