Uma exposição com 60 pinturas em xilogravura do Ano Novo Chinês foi inaugurada na sexta-feira no Centro Cultural da China na Academia de Belas Artes no Nepal, oferecendo uma prévia das comemorações da Festa da Primavera. A exposição, que ficará aberta ao público até 31 de janeiro, apresenta coleções do Templo do Deus da Cidade Velha de Shanghai, conhecidas por sua fusão de costumes chineses e influências ocidentais do final do século 19.
As pinturas, cedidas pelo Museu de História de Shanghai, exibem cores vibrantes, linhas detalhadas e temas variados, como mitos, lendas e cenas da vida cotidiana. “Essas obras mostram a sabedoria e criatividade do povo chinês, transmitindo a rica conotação da cultura tradicional”, afirmou Zhou Qunhua, chefe do museu.
Cultura como ponte entre China e Nepal
Durante a cerimônia de abertura, Naradmani Hartamchhali, chanceler da academia, elogiou a oportunidade de explorar “a beleza de Shanghai através das artes”, destacando planos para visitas culturais mútuas no futuro. Sujata Koirala, ex-vice-primeira-ministra do Nepal, também ressaltou como a herança cultural chinesa impulsiona o progresso e transcende fronteiras, unindo povos através da arte.
A ocasião contou com a presença de Wang Xin, conselheiro da Embaixada Chinesa no Nepal, e incluiu a exibição do processo de criação de uma xilogravura de Ano Novo, celebrando o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países.
Sem Comentários ainda!