Evandro Menezes de Carvalho analisa a Cúpula pela Democracia e a questão da China

Artigo foi publicado no jornal Poder 360

O professor de direito internacional e Coordenador do Núcleo Brasil-China da FGV Direito Rio, Evandro Menezes de Carvalho, escreveu um artigo no jornal Poder 360, sobre a Cúpula da Democracia, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“A iniciativa preocupa a China, que vê nessa cúpula mais uma ação do presidente estadunidense visando a criar dificuldades para a política externa chinesa”, afirma Carvalho, que também é editor executivo chefe da revista China Hoje.

“Diferentemente do período pós-2ª Guerra Mundial, quando as democracias irradiavam uma vitalidade sem igual, hoje elas estão sendo implodidas por governantes que flertam com o autoritarismo e ampliam, de maneira às vezes deliberada, crescentes dissensos com o intuito de fortalecer seus poderes”, afirmou o professor no texto.

“Ao tentar reorganizar o sistema internacional a partir de uma lógica alternativa entre polos opostos, os EUA criam dificuldades para se entender a chamada ‘democracia socialista’ inscrita no preâmbulo da Constituição da República Popular da China”, explicou. Leia o artigo completo no site do jornal Poder 360.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.