A economia americana deve enfrentar uma nova recessão no final deste ano ou no início do próximo, de acordo com o jornal sediado em Washington, The Hill. “Uma recessão deixaria claro que a nova estratégia de política monetária que o Sistema Reserva Federal (Fed, na sigla em inglês) anunciou em agosto de 2020 foi um fracasso”, diz a publicação.
A estratégia representou uma ruptura adotada desde a Grande Depressão, que se estendeu entre 1968 e 1982, quando a inflação ultrapassou a marca de 10%. De acordo com o veículo, embora o preço do petróleo tenha contribuído, os economistas acreditam que as falhas na política federal foram a causa do aumento da inflação.
“Existem dois problemas principais com a nova estratégia de política monetária. Primeiro, não está claro quanto a inflação pode exceder a meta de 2% ou por quanto tempo ela precisa permanecer lá antes que o sistema reaja. Em segundo lugar, ao esperar até ultrapassar a meta de 2%, o Fed abandonou a política de décadas de prevenção da inflação”, diz o texto.
Sem Comentários ainda!