Fósseis de dois pandas gigantes, datados de mais de 100 mil anos, foram descobertos na Caverna Shuanghe, na cidade de Zunyi, a mais longa da Ásia. Com a ajuda de tecnologias de datação de esmalte dentário, pesquisadores do Instituto de Recursos da Montanha sob a Academia de Ciências de Guizhou definiram que um dos fósseis possui 102 mil anos, enquanto o outro tem cerca de 49 mil anos.
É raro descobrir fósseis de panda gigante tão bem preservados em qualquer lugar, disse Wang Deyuan, assistente de pesquisa do instituto. Como pandas gigantes usam polegares para segurar e manipular bambu enquanto comem, os membros da espécie são diferentes dos de outros ursos. O “polegar” é, de fato, um osso do pulso anormalmente ampliado e ajuda a espécie a agarrar brotos de bambu.
A descoberta reflete que pandas gigantes, na época, já tinham as condições fisiológicas de usar patas dianteiras flexivelmente para pegar bambu. A descoberta ajuda a aprofundar a compreensão da evolução da espécie de suas características alimentares, disse Wang.
Sem Comentários ainda!