Uma companhia privada chinesa lançou um foguete suborbital do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na última quarta-feira (05). Batizado de SQX-1Z, o foguete proporcionará serviços de lançamento de minissatélites para clientes da iSpace, fabricante privada responsável pelo desenvolvimento do suborbital.
O foguete transportou consigo três satélites em miniatura CubeSats, para duas companhias comerciais chinesas. Depois de entrar em sua órbita preestabelecida, ele lançou dois dos satélites para testes e o terceiro, para a Terra com paraquedas. A trajetória de voo de um foguete suborbital normalmente é menor que a órbita completa da Terra, podendo atingir mais de 100 km sobre o nível do mar e logo voltar para a Terra.
Com 9,5 m de comprimento, o SQX-1Z pode alcançar altura máxima de 175 km e tem 1.600 m/s. como velocidade máxima. Esse já é o segundo lançamento da companhia esse ano, sendo que em abril eles lançaram um foguete suborbital, o Hyperbola-1S, de um centro de lançamento na província de Hainan. A empresa ainda planeja lançar um foguete transportador em 2019.
Sem Comentários ainda!