O embaixador de Portugal na China, Paulo Jorge Nascimento, destacou recentemente a importância da China para a economia mundial. Segundo Nascimento, a China é um ator relevante a nível internacional, pois seu desenvolvimento contribuiu com cerca de 30% para o crescimento da economia mundial.
Nascimento citou os resultados exibidos sobre a taxa de crescimento do PIB da China em 2023 em torno de 5,2%, porém destacou com relevância a proposta de projeção da taxa de crescimento prevista para 2024 em 5%, apresentada no relatório de trabalho do governo chinês, com medidas econômicas e sociais para alcançar os objetivos.
China é um dos principais parceiros comerciais de Portugal, disse Nascimento, assegurando que “Portugal é um país que tem boas relações com a China e que pode constituir uma boa plataforma para os investidores e para as empresas chinesas no acesso ao mercado, não apenas europeu, mas também mercados transatlânticos”.
Em relação à cooperação da iniciativa de uma faixa e uma rota, o diplomata disse que Portugal aderiu à iniciativa em 2018 e vê a como potencial no sentido de contribuir não apenas para o desenvolvimento das relações bilaterais, mas também para a comunidade internacional. Afirmando-se colaborativo com as autoridades chinesas, ele manifestou a esperança de que esta colaboração produza resultados concretos em benefício dos povos dos dois países.
Sem Comentários ainda!