A Embaixada da China no Brasil enviou um ofício ao governo amazonense nesta segunda-feira oferecendo apoio financeiro e insumos para o combate à pandemia de Covid-19. O estado sofre o colapso do sistema de saúde desde a última semana, com falta de leitos e de oxigênio.
No documento, a representação chinesa pediu que o governo estadual forneça informações de contato e indique pontos para receber “doações tanto institucionais como empresariais do lado chinês”.
“Esta embaixada está mobilizando o efetivo engajamento de instituições e empresas chinesas no Brasil para auxiliar de forma concreta neste momento desafiador, tais como oferecer apoio financeiro e doar itens e insumos prioritários para salvar vidas”, diz o ofício.
O deputado Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, protocolou uma carta endereçada a Xi Jinping, presidente chinês, na embaixada do país em Brasília. Na mensagem, o parlamentar pede a liberação da exportação de insumo farmacêutico ativo (IFA) ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz.
O IFA é fundamental para a fabricação das vacinas CoronaVac e Oxford-AstraZeneca no Brasil.
Sem Comentários ainda!