O discurso feito pelo presidente Xi Jinping durante as celebrações do Dia Nacional foi calorosamente abraçado em todo o mundo. Políticos e especialistas de diferentes partes do globo expressaram o seu apoio ao desenvolvimento social e econômico da China. “O ontem da China está escrito na história humana, enquanto o hoje da China está sendo criado pelas mãos de centenas de milhões de chinesas”, disse o presidente chinês. “A China terá certamente um futuro ainda muito mais brilhante”.
Marcelo Abi-Ramia Caetano, secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social, disse que o discurso de Xi brevemente resumiu o “progresso socioeconômico notável” alcançado pela República Popular da China (RPC) nos últimos 70 anos. “Em termos de proteção social, a China serve como um exemplo excelente em como estender a cobertura da seguridade social e melhorar sua administração, e tem muito a compartilhar com o resto do mundo”.
Segundo avaliação feita por Robert Kuhn, renomado especialista em China estadunidense, o “tema dominante” das celebrações do Dia Nacional da China é “uma visão abrangente e integrada de por que o sistema da China funciona tão bem para o país, e como, ao mesmo tempo, beneficia o mundo”. Kuhndisse ainda que a meta chinesa é “melhorar os padrões de vida de todos os seus cidadãos e, então, compartilhar os frutos desse desenvolvimento com o mundo em diversas formas”.
“O papel da China no mundo aumentou e a RPC tem feito uma importante contribuição à governança mundial e suas reformas necessárias”, analisou Fabio Massimo Parenti, pesquisador italiano de estudos internacionais no International Institute Lorenzo de’ Medici. Ele ainda disse que a proposta da Iniciativa do Cinturão e Rota pela China é “para o mundo inteiro” e recebe o apoio dos outros países no globo.
Mahmoud Raya, diretor do website libanês “China pelos Olhos Árabes”, exaltou que o discurso de Xi refletiu a força e a esperança. “A força vem da história gloriosa da nação chinesa e a confiança da geração mais jovem em seu futuro”, sublinhou ele.
Já Do Tien Sam, ex-diretor do Instituto dos Estudos Chineses da Academia Vietnamita de Ciências Sociais, salientou que o discurso de Xi mostra a forme confiança que a China tem e revela as direções futuras que ela seguirá.
Sem Comentários ainda!