COP26 é concluída com novo acordo global sobre clima

Documento abre caminho para uma implementação efetiva do Acordo de Paris

A conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas foi concluída no sábado após um dia de prorrogação, com negociadores concordando com um novo pacto global. Cerca de 200 países participantes adotaram o Pacto Climático de Glasgow no final da 26ª sessão da Conferência das Partes (COP26).

O documento abre caminho para uma implementação efetiva do Acordo de Paris para reduzir as emissões por meio de abordagens baseadas no mercado. Os negociadores também concordaram em reduzir gradualmente o carvão, a fonte dominante de emissões de dióxido de carbono no processo de geração de eletricidade. É a primeira menção explícita de combustíveis fósseis em um acordo COP.

Nos últimos dias da conferência, a China e os Estados Unidos emitiram uma declaração conjunta sobre o aprimoramento das ações sobre as mudanças climáticas na década de 2020, que são amplamente bem-vindas e acredita-se que galvanizam as ações coletivas globais.

Os dois países concordaram em estabelecer um grupo de trabalho para melhorar a ação climática nesta década para promover a cooperação sobre as mudanças climáticas entre os dois países, bem como processos multilaterais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.