Com experiência chinesa, antiga cidade uzbeque é iluminada com beleza consagrada pelo tempo

Projetos conjuntos de restauração foram implementados no complexo de Ichan-Kala, em Khiva

O antigo complexo de Ichan-Kala em Khiva, uma cidade uzbeque repleta de beleza duradoura, tem uma história de mais de 2,5 mil anos. Agora, graças a projetos conjuntos de restauração entre a China e o Uzbequistão, o esplendor original desta cidade antiga continua a fascinar o mundo com sua profunda cultura.

“Khiva é dividida em cidade externa e cidade interna, e a cidade interna é a famosa cidade velha”, disse à Xinhua Ruksana Dusekeeva, funcionária de um hotel local. “Cercada por muralhas imponentes, a própria cidade antiga pode ser considerada como um grande museu único.”

Localizado na área de Khwarazm, no Uzbequistão, o complexo Ichan-Kala foi listado como Patrimônio Cultural da Humanidade já em 1990. Em 2014, o Uzbequistão e a China decidiram trabalhar juntos para proteger e restaurar Khiva, com foco na renova ção de Amir to’ra madrasasi, uma academia religiosa, e a Mesquita Hasan Murod Qushbegi. O projeto foi concluído em 2019.

Como um epítome da arquitetura muçulmana na Ásia Central, a cidade velha de Khiva é amplamente percebida como uma “cidade antiga viva” única, onde os residentes vivem de geração em geração e têm uma experiência em primeira mão das mudanças na cidade.

“A cidade velha foi danificada ao longo do tempo. Como residente aqui, meu coração dói toda vez que vejo as partes danificadas dos edifícios. Quando soube que especialistas chineses viriam a Khiva para realizar um trabalho conjunto de restauração, não pude acreditar e me senti muito feliz”, disse a moradora local Barno Karimova.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.