Cientistas chineses revelam mecanismos que regulam diversidade de plantas em ilhas tropicais

Estudo foi realizado por pesquisadores do Jardim Botânico do Sul da China

Pesquisadores chineses revelaram recentemente diferentes mecanismos que regulam a diversidade de plantas em arquipélagos tropicais, de acordo com o Jardim Botânico do Sul da China, da Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com o estudo publicado na revista Plant Diversity, os pesquisadores do jardim botânico selecionaram dois arquipélagos, incluindo 16 ilhas de corais tropicais e 21 ilhas continentais tropicais, e analisaram os dados de diversidade de espécies vegetais e elementos de solo.

Eles descobriram que o padrão de distribuição da diversidade de espécies vegetais nos dois arquipélagos acontece de acordo com a teoria clássica da relação espécie-área da biogeografia, que determina que quanto maior a área da ilha, maior a diversidade de espécies. Mas também descobriram que existem diferentes mecanismos que mantêm a diversidade vegetal nos dois arquipélagos.

Para as ilhas de coral, eles descobriram que os nutrientes do solo e a distância espacial entre as comunidades desempenham papéis importantes na formação da estrutura da comunidade vegetal e na diversidade de espécies. Em contraste, eles descobriram que o efeito direto da área insular determina a riqueza de espécies vegetais nas ilhas continentais, seguido pelo efeito dos nutrientes do solo.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.