Pesquisadores da Universidade de Tianjin desenvolveram um braço robótico para perseguir e remover detritos de satélites e outros dispositivos que orbitam acima da Terra. O equipamento foi inspirado em membros humanos e pode se curvar através se uma série de arcos contínuos, produzindo um movimento semelhante a tentáculos ou cobras.
O braço robótico inclui uma espinha dorsal composta de uma liga metálica superelástica de níquel e titânio, que pode voltar à forma original após ser dobrada ou deformada por forças externas. Ele também tem uma câmera e uma garra presa na ponta.
O pesquisador-chefe e professor da universidade, Kang Rongjie, disse que o dispositivo exibiu melhor flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente externo do que os robôs convencionais, que dependem de sensores táteis nas operações.
O robô em forma de tentáculo também pode ser usado em operações perigosas, como busca e resgate em locais de desastres naturais e manutenção em indústrias onde o espaço é restrito, segundo Dai Jiansheng, especialista em robótica da Universidade de Tianjin.
Sem Comentários ainda!