Cientistas chineses criaram um mapa de alta resolução de rochas lunares, fornecendo informações detalhadas sobre a composição e distribuição de materiais no superfície lunar.
Lançado em uma escala de 1:2.500.000, o mapa da Lua inteira é o resultado de um estudo de 10 anos realizado por pesquisadores da Universidade de Shandong, da Academia Chinesa de Ciências e outras instituições. O mapa captura as características litológicas de 17 tipos de rochas lunares.
As recentes missões lunares da China, que incluem orbitar, pousar e trazer amostras da volta à Terra, coletaram diversos conjuntos de dados que “forneceram fontes primárias para este esforço de mapeamento litológico”, de acordo com os resultados do estudo publicado no periódico Science Bulletin no início desta semana.
O novo mapa lunar pode ser usado para mais pesquisas científicas, planejamento de exploração, amostragem e seleção de locais de retorno. Também pode fornecer uma referência para mapear outros planetas semelhantes à Terra no futuro, observaram os pesquisadores.
Sem Comentários ainda!