Cientistas chineses avançam no desenvolvimento de chips quânticos fotônicos

Descoberta possibilita emaranhamento quântico escalável e abre caminho para redes e computação quântica

Pesquisadores da Universidade de Beijing e da Universidade de Shanxi alcançaram um avanço significativo em chips quânticos fotônicos integrados, demonstrando pela primeira vez o emaranhamento quântico multipartido contínuo-variável e estados de cluster diretamente no chip. O estudo foi publicado na revista Nature e preenche uma lacuna fundamental no desenvolvimento dessas tecnologias, essenciais para computação e redes quânticas.

Os chips quânticos fotônicos permitem codificar, processar, transmitir e armazenar informações quânticas de forma integrada, mas a criação determinística e escalável de estados de cluster sempre foi um desafio. Ao desenvolver novas técnicas de bombeamento, controle e medição, a equipe conseguiu gerar e manipular estados quânticos complexos de forma reconfigurável e validada experimentalmente.

“Esse trabalho representa um salto na tecnologia quântica integrada e abre novas possibilidades para a computação e comunicação quântica em larga escala”, afirmou Wang Jianwei, professor da Universidade de Beijing. A pesquisa também fortalece a posição da China na corrida global pelo desenvolvimento de chips quânticos escaláveis, fundamentais para a próxima geração de tecnologia computacional.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.