Ciberespaço não deve ser novo campo de batalha para cortina de ferro digital, diz Wang Yi

Representante chinês participou da 13ª Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional do BRICS

O ciberespaço deve ser um grande palco onde uma centena de flores crescem, não um novo campo de batalha para se envolver em uma cortina de ferro digital, disse Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), na segunda-feira, durante a 13ª Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes de Segurança Nacional do BRICS em Joanesburgo, na África do Sul.

Wang apontou que a segurança cibernética é um pilar importante da segurança nacional:”Diante de desafios comuns, devemos fortalecer a comunicação estratégica, esclarecer a direção da cooperação e salvaguardar os interesses comuns”. Ele também enfatizou que a China atribui grande importância à questão da segurança cibernética, participando ativamente da governança de rede global, fazendo sua contribuição para manter a segurança global de dados e redes. O país está disposto a fortalecer os intercâmbios e aprofundar a cooperação com países de mercados emergentes e em desenvolvimento, e fazer esforços contínuos para promover a reforma do sistema de governança cibernética global e construir uma comunidade com um futuro compartilhado no ciberespaço.

A reunião de dois dias, com o tema “A segurança cibernética está se tornando cada vez mais um desafio para os países em desenvolvimento”, contou com a presença da ministra da Presidência da África do Sul, Khumbudzo Ntshavheni; do assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil, Celso Luiz Nunes Amorim; do secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, Nikolai Patrushev; do conselheiro de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval; e dos representantes de Belarus, Irã, Arábia Saudita, Egito, Burundi, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão, Cuba e outros países.

Todas as partes participantes disseram que, com o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a importância de manter a segurança cibernética tornou-se cada vez mais proeminente.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.