Começou a operação experimental da primeira linha de metrô que corre sob o Rio Amarelo, o segundo rio mais longo da China em Lanzhou, capital da Província de Gansu. A cidade é localizada nos cursos superiores do “rio-mãe” da China, que se estende por 5.464 km do oeste ao leste antes de desembocar no Pacífico.
O transporte rápido vem sendo um sonho para os 3 milhões de residentes na cidade, onde o rio passa no meio, criando uma pressão de trânsito pesada sobre a ponte rodoviária. A linha de metrô está sendo construída desde 2014. A seção de 25,9 km que entrou em serviço no domingo (30) é a primeira fase da Linha 1 do Metrô de Lanzhou, passando por quatro distritos urbanos da cidade de leste a oeste.
A primeira linha de metrô em Lanzhou também é a primeira linha de trânsito de via férrea atravessando o Rio Amarelo na China. O túnel passa por uma camada de calhau com uma profundidade de 200 a 300 me, que é altamente penetrável e instável.
“A construção de metrô tem acumulado experiências na construção de outros túneis e ferrovias que atravessam um rio nas condições geológicas e estratigráficas similares”, disse Duan Tingzhi, presidente da Lanzhou Rail Transit. Huang Jianwei, vice-secretário-geral da Associação de Trânsito Ferroviário Urbano da China, disse que, até o fim do ano passado, 35 cidades na China já tinham aberto 185 linhas de trânsito ferroviário urbano em um total de 5.761 km.
Sem Comentários ainda!